Início > Tópicos & Manuais > Documentos de Transporte > Como emito e comunico automaticamente os Documentos de Transporte?

Como emito e comunico automaticamente os Documentos de Transporte?

Desde 1 de Julho de 2013 que passou a ser obrigatório a comunicação de todos os documentos de transporte à Autoridade Tributária. Esta comunicação terá obrigatoriamente de ser feita antes do início do transporte do material.

Através do KeyInvoice, a comunicação dos Documentos de Transporte pode ser feita através de uma das seguintes duas formas:

- Tempo Real/Automático: através de Webservice disponibilizado pela Autoridade Tributária. Desta forma, sempre que finaliza um documento de Transporte o mesmo é enviado automaticamente para a AT.

- Ficheiro SAFT: após emitir o Documento de Transporte, exporte o Ficheiro SAF-T do KeyInvoice e submeta o ficheiro (sempre com a extensão “.xml”) na aplicação de envio de dados disponibilizada no e-Fatura.

 Nota: Tenha em atenção que estas são as duas formas de comunicação que podem ser efetuadas através do KeyInvoice. No entanto tem outras duas formas de comunicação que não são efetuadas através do programa: Telefone e Inserção Manual dos Documentos de Transporte.

 

- Comunicação via Webservice (Tempo Real):

Como já foi referido anteriormente, a comunicação via Webservice obriga, em primeiro lugar, que crie o seu Utilizador no Portal das Finanças e o configure para que efetue essa comunicação. Mais informações faça o download do manual "Criação de Utilizadores na AT".

Para ativar a comunicação directa (via Webservice) dos documentos de transporte vá a Configurações -» API SAFT.

 

 

 Após ter introduzido os dados e gravado os mesmo está pronto a comunicar os seus documentos de transporte.

Depois de inserir todos os dados referentes ao Cliente e Artigos na Guia de Transporte tenha em atenção que terá obrigatoriamente de inserir informação no campo “Local e Hora de Carga”.

Atenção que nunca poderá inserir uma “Hora” inferior ao da comunicação com a AT. Por exemplo, se são 15h30 e pretende emitir um Documento de Transporte com a “Hora” de carga às 16h00 tem 30 minutos para comunicar este documento à AT.

 

Depois de ter o documento de transporte preenchido com a informação pretendida “Finalize” o mesmo (Botão Finalizar). Após clicar em Finalizar irá aparecer o Botão “Emitir Documento à AT”. Clique nesse botão.

 

De seguida escolha a opção “Webservice” e clique em “Escolher”.

 

Aguarde até o serviço de Webservice comunicar com a AT e irá receber uma mensagem de resposta.

 

Automaticamente o Código de Identificação (AT) aparecerá e ficará gravado no Documento de Transporte.

A partir daqui está autorizado a transportar a sua mercadoria.