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Quais os campos obrigatórios e disponíveis quando crio um Cliente?

Quando cria um Cliente tem à sua disposição vários campos que poderá preencher com a informação pretendida.

- Separador Dados Gerais

Com excepção dos campos Código, Designação e Contribuinte (que são de preenchimento obrigatório) todos os restantes são facultativos e editáveis. Tenha em atenção que, caso não preencha o campo código, a aplicação irá automaticamente atribuir um.

No topo deste separador terá outros que permitirão acrescentar informação adicional relativamente às redes sociais, outros contactos, campos criados especificamente para este Cliente e um mapa com a sua localização.

 

- Separador Delegações

 Aqui terá oportunidade de registar as várias moradas, caso o seu cliente tenha outros pontos de venda em localizações diferentes da Sede.

 Ao criar essas Delegações terá a oportunidade de escolher uma das várias moradas do Cliente quando efectuar um documento.

 

- Separador Condições Financeiras

Neste separador define algumas das condições especificas do Cliente que está a criar, nomeadamente qual o “Escalão de Preço” que utiliza. No entanto, poderá, por exemplo, activar a opção “Activar último Preço de Venda?”, que tal como o título indica, o programa assumirá automaticamente o preço da última venda efectuada, independentemente do escalão definido.

Insere ainda neste separador quais as “Condições de Pagamento”, o “Modo de Expedição”, a “Taxa de IVA Habitual” e os “Descontos” a aplicar (por Linha e de Cabeçalho).

Define ainda os “Limites de Crédito” e os “Prazos de Vencimento”, que irão impedir que se emita documentos caso estas duas condições tenham sido ultrapassadas e poderá inserir o número de cartão de Cliente (que neste momento é meramente informativo).

Terá ainda a possibilidade de inserir um “Comentário para Impressão” especifico que será impresso automaticamente pelo programa sempre que emitir um documento a este Cliente (será impresso depois da última linha de Artigos ou Serviços inseridos).

 

- Separador Moradas Alternativas

Ao contrário do separador Delegações, os dados aqui inseridos não servem para escolher a morada com que se pretende emitir o documento.

As moradas aqui inseridas servirão para ser seleccionadas através do campo “Local de Descarga” sempre que emitir um Documento de Transporte.

 

- Separador Relatórios

 Neste separador poderá consultar o relatório “Artigos Vendidos”, onde poderá analisar quais os Artigos que mais vendeu a este Cliente, escolhendo o intervalo de tempo pretendido.

 

- Separador Link C.C/Encomendas

Através deste menu, e caso tenha configurado o seu email no programa, terá a possibilidade de enviar um link com todo a conta-corrente para o seu Cliente. O mesmo será enviado para os endereços que estiverem registados no campo “Email” no separador “Dados Gerais”.

Essa conta corrente será atualizada automaticamente, não sendo necessário enviar novamente a mesma, caso emitam documentos posteriormente ao envio do link.

 Aqui terá ainda a possibilidade de activar a opção “Ativar Encomendas”, que irá permitir que o Cliente efectue encomendas a partir do link da conta-corrente que enviou.

 

- Separador Histórico

 Tal como o próprio nome indica, terá a possibilidade de consultar todos os registos de documentos emitidos (que movimentem Conta-Corrente) desse Cliente. Ao clicar na Data irá entrar automaticamente no registo do documento selecionado.

 

- Separador Documentos Vencidos

 Consulte todo o histórico de documentos que ainda não foram liquidados e cujo prazo de vencimento já expirou.

 

- Separadores Oportunidades e Acções

 Verifique todo o histórico de “Oportunidades” e “Acções” associadas a este Cliente, caso as mesmas tenham sido registadas através do menu CRM.

 

 

- Separador SMS

Envie SMS para o Cliente em questão através do programa. A utilização deste serviço requer a aquisição do módulo SMS.

 

- Separador Orçamentos

 Consulte todo o histórico de Orçamentos emitidos ao Cliente em questão.

 

- Separador Débito Directo

    Neste separador terá a possibilidade de configurar as contas bancárias do seu cliente para que possa receber pagamentos por Débito Directo (Sepa).

Nota: Alguns dos separadores dos exemplo acima só ficarão disponíveis depois de gravar o Cliente. Tenha ainda em atenção que alguns separadores, como por exemplo o Multi-Loja, só aparecerão caso tenha adquirido este módulo.