Quando cria um Cliente tem à sua disposição vários campos que poderá preencher com a informação pretendida.
- Separador Dados Gerais
Com excepção dos campos Código, Designação e Contribuinte (que são de preenchimento obrigatório) todos os restantes são facultativos e editáveis. Tenha em atenção que, caso não preencha o campo código, a aplicação irá automaticamente atribuir um.
No topo deste separador terá outros que permitirão acrescentar informação adicional relativamente às redes sociais, outros contactos, campos criados especificamente para este Cliente e um mapa com a sua localização.
- Separador Delegações
Aqui terá oportunidade de registar as várias moradas, caso o seu cliente tenha outros pontos de venda em localizações diferentes da Sede.
Ao criar essas Delegações terá a oportunidade de escolher uma das várias moradas do Cliente quando efectuar um documento.
- Separador Condições Financeiras
Neste separador define algumas das condições especificas do Cliente que está a criar, nomeadamente qual o “Escalão de Preço” que utiliza. No entanto, poderá, por exemplo, activar a opção “Activar último Preço de Venda?”, que tal como o título indica, o programa assumirá automaticamente o preço da última venda efectuada, independentemente do escalão definido.
Insere ainda neste separador quais as “Condições de Pagamento”, o “Modo de Expedição”, a “Taxa de IVA Habitual” e os “Descontos” a aplicar (por Linha e de Cabeçalho).
Define ainda os “Limites de Crédito” e os “Prazos de Vencimento”, que irão impedir que se emita documentos caso estas duas condições tenham sido ultrapassadas e poderá inserir o número de cartão de Cliente (que neste momento é meramente informativo).
Terá ainda a possibilidade de inserir um “Comentário para Impressão” especifico que será impresso automaticamente pelo programa sempre que emitir um documento a este Cliente (será impresso depois da última linha de Artigos ou Serviços inseridos).
- Separador Moradas Alternativas
Ao contrário do separador Delegações, os dados aqui inseridos não servem para escolher a morada com que se pretende emitir o documento.
As moradas aqui inseridas servirão para ser seleccionadas através do campo “Local de Descarga” sempre que emitir um Documento de Transporte.
- Separador Relatórios
Neste separador poderá consultar o relatório “Artigos Vendidos”, onde poderá analisar quais os Artigos que mais vendeu a este Cliente, escolhendo o intervalo de tempo pretendido.
- Separador Link C.C/Encomendas
Através deste menu, e caso tenha configurado o seu email no programa, terá a possibilidade de enviar um link com todo a conta-corrente para o seu Cliente. O mesmo será enviado para os endereços que estiverem registados no campo “Email” no separador “Dados Gerais”.
Essa conta corrente será atualizada automaticamente, não sendo necessário enviar novamente a mesma, caso emitam documentos posteriormente ao envio do link.
Aqui terá ainda a possibilidade de activar a opção “Ativar Encomendas”, que irá permitir que o Cliente efectue encomendas a partir do link da conta-corrente que enviou.
- Separador Histórico
Tal como o próprio nome indica, terá a possibilidade de consultar todos os registos de documentos emitidos (que movimentem Conta-Corrente) desse Cliente. Ao clicar na Data irá entrar automaticamente no registo do documento selecionado.
- Separador Documentos Vencidos
Consulte todo o histórico de documentos que ainda não foram liquidados e cujo prazo de vencimento já expirou.
- Separadores Oportunidades e Acções
Verifique todo o histórico de “Oportunidades” e “Acções” associadas a este Cliente, caso as mesmas tenham sido registadas através do menu CRM.
- Separador SMS
Envie SMS para o Cliente em questão através do programa. A utilização deste serviço requer a aquisição do módulo SMS.
- Separador Orçamentos
Consulte todo o histórico de Orçamentos emitidos ao Cliente em questão.
- Separador Débito Directo
Neste separador terá a possibilidade de configurar as contas bancárias do seu cliente para que possa receber pagamentos por Débito Directo (Sepa).Nota: Alguns dos separadores dos exemplo acima só ficarão disponíveis depois de gravar o Cliente. Tenha ainda em atenção que alguns separadores, como por exemplo o Multi-Loja, só aparecerão caso tenha adquirido este módulo.