Início > Tópicos & Manuais > Documentos > Como posso criar e faturar Encomendas?

Como posso criar e faturar Encomendas?

Para criar uma Encomenda vá ao menu Vendas -» Encomendas -» Encomendas -» Novo.

Insira o Cliente em questão, bem como os Artigos e a respetiva Quantidade e Preço Unitário. Depois de inserir toda esta informação clique em Finalizar para que a Encomenda fique gravada.

Tenha em atenção que uma Encomenda é um documento que não movimenta stock, ou seja, os Artigos só serão retirados do stock a partir do momento em que são faturados.

Depois da Encomenda estar finalizada tem possibilidade de a faturar na totalidade ou parcialmente. Para o fazer vá a Vendas -» Encomendas-» Faturar Encomendas.

 

Selecione o cliente em questão e automaticamente irão aparecer todos os Artigos que estão pendentes de todas as encomendas que foram efetuadas a esse Cliente.

 

 

Coloque a “Qtd. A Faturar” em cada uma das linhas de Artigos,defina outros campos, como por exemplo, o Vendedor, Armazém, o Tipo de Documento ou a Série e clique em faturar. Automaticamente os Artigos (e respetiva quantidade defina) serão convertidos numa Fatura (ou no Tipo de Documento que definiu antes de faturar).

Nota: Dentro da Encomenda terá o botão Faturar, que no fundo é um atalho para o menu "Faturar Encomendas de Cliente". No entanto, apenas aparecerá os Artigos da encomenda em questão e não todos os que constam em encomendas em aberto desse cliente.

 

 

Tem a possibilidade ainda de fazer a gestão das suas encomendas através de situações. Pode criar várias situações de encomendas, compor exemplo, a Cancelada ou Entregue através do menu Tabelas -» Condições Comerciais -» Situações de Encomenda.

 

E, em cada situação que criar, tem a possibilidade de atribuir diferentes cores. Pode ainda definir se esta situação deve ser aplicada automaticamente sempre que e Encomenda for faturada na totalidade ou se a mesma se deve manter “Em Aberto”.