Início > Tópicos & Manuais > Documentos > Como posso criar uma nova série de documentos?

Como posso criar uma nova série de documentos?

Antes de emitir qualquer documento tem a possibilidade de modificar a numeração do mesmo. Se já tiver emitido um documento, deixa de ter essa possibilidade, pois a partir do momento em que um documento seja emitido a numeração tem de ser sequencial.

Por defeito, qualquer versão do KeyInvoice já tem uma série de documentos criada para cada tipo de documento e todas iniciam-se no número 1.

Para criar uma nova Série vá ao menu Tabelas -» Séries de Documentos -» Novo.

 

A partir daqui tem possibilidade de criar a série com a informação pretendida:

- Designação: Atribua um Nome à série (recomendamos que coloque o nome do documento).

- Tipo de documento: Defina qual o Tipo de documento que quer criar.

- Refª Numeração: A informação que aqui colocar é a que sairá impressa no documento juntamente com a numeração. Exemplo: “FAC”, “FT”… Aconselhamos a utilizar referências que o ajudem a identificar facilmente o tipo de documento emitido (normalmente são utilizadas as iniciais do documento que utiliza).

- Activa: Utilize esta opção para ativar Séries de Documentos que queira usar ou desativar as que já não pretende utilizar.

- Por Defeito: Se tem várias Séries de Documentos criadas para o tipo de documento “Fatura de Cliente” (por exemplo) utilize esta opção para definir qual a série que deverá aparecer em primeiro lugar quando está a faturar.

- Primeiro Número do Documento: Defina em que número deverá começar a numeração do documento.

- Comentário para Impressão (em Rodapé): Neste campo poderá acrescentar informações que pretende que também sejam impressas nos documentos que emite. Toda a informação que colocar neste campo sairá automaticamente em todos os documentos que emitir dessa série.

- Layout do Documento: Selecione qual o layout a utilizar a Série que está a criar.

- Loja/Delegação: Defina a que Loja/Delegação pertence essa série.

- Regime de IVA de Caixa: Ative esta opção caso esteja abrangido por este regime.

 

Clique em "Gravar" para finalizar a nova Série de Documentos.