Início > Tópicos & Manuais > Artigos > Como posso criar Artigos com “Cores e Tamanhos”?

Como posso criar Artigos com “Cores e Tamanhos”?

Para criar um Artigo com o modo de tratamento “Cores e Tamanhos” tem de começar por criar o Artigo em Tabelas -» Stocks -» Artigos -» Novo. Preencha com a informação pretendida e grave.

Tenha em atenção que a definição deste modo de tratamento só pode ser feita em artigos novos ou nos que ainda não tenham tido qualquer movimento.

 

De seguida clique no separador Stock e modifique o “Modo de Tratamento” para Cores e Tamanhos. Grave o artigo.

 

A partir deste momento o Artigo está preparado para fazer a gestão de Cores e Tamanhos, no entanto é necessário criar os mesmos. Vá a Tabelas -» Stocks -» Cores e Tamanhos.

 

Em “Tipo” escolha “Cores” e clique em Novo. Preencha com a Designação da Cor e a Ordem do mesmo e grave.


 

Para criar os “Tamanhos” volte a Tabelas -» Stocks -» Cores e Tamanhos. Em “Tipo” escolha “Tamanhos” e clique em Novo. Preencha com a Designação do Tamanho e a Ordem e grave.


 

A partir daqui falta apenas definir no Artigo as suas “Cores e Tamanhos”. Vá a Tabelas -» Stocks -» Artigos -» e entre na Ficha do artigo criado no 1º passo. Clique no separador “Cores e Tamanhos” e defina as suas cores e tamanhos (tem de definir pelo menos uma Cor e um Tamanho por artigo, não pode apenas definir uma Cor ou um Tamanho).

 

 

Neste momento já tem o Artigo preparado para fazer a gestão de Cores e Tamanhos. O próximo passo será dar entrada de stock das Cores e Tamanhos desse Artigo. Para verificar como pode dar entrada de stock recomendamos que consulte o manual “Como dou entrada de Stock”.

Em baixo um exemplo de como dar entrada de Stock de artigos de Cores e Tamanhos através de um Documento de Compra (Fatura de Fornecedor).

Depois de definir o Fornecedor (e preencher o campo Ref. Doc) clique em “Adicionar Artigo” e selecione o Artigo de “Cores e Tamanhos”. Automaticamente será aberta uma nova janela onde está um quadro com as Cores e Tamanhos e onde tem de definir a Quantidade de cada um. Clique em “Gravar” para adicionar essa quantidade.

Finalize o documento e o stock será adicionado ao Artigo em questão.

O processo de venda desse Artigo é semelhante ao de compra. Depois de adicionar o Cliente no documento de Venda clique em “Adicionar Artigo”. Escolha o Artigo com Cores e Tamanhos e também abrirá automaticamente um novo quadro onde define a quantidade e vender de cada Cor e Tamanho.

Finalize o Documento para concluir a venda.