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Como posso ativar a opção de Regime de IVA de Caixa?

Para aderir ao Regime de IVA de Caixa terá de criar novas séries de documentos. Os documentos abrangidos são: Faturas, Faturas Simplificadas, Faturas/Recibo, Recibos, Notas de Crédito e de Débito.

Para criar uma nova Série de Documentos deverá ir a : Tabelas -» Séries de Documentos -» Novo.

 

A partir daqui crie a sua série com a informação pretendida:

 

- Atribua uma "Designação" à série que está a criar.

- Selecione o "Tipo de Documento".

- O que colocar no campo "Refª Numeração" será o que sairá impresso no documento, como por exemplo FACT 2015. Realçamos que não poderá utilizar "Refª Numeração" que já estejam criadas e aconselhamos a utilizar referências que o ajudem a identificar facilmente o tipo de documento emitido (normalmente são utilizadas as iniciais do documento que utiliza).

- Deve deixar o campo "Activa" marcado. Sugerimos que nas séries antigas esta opção seja desactivada, para evitar enganos.

- Selecione o campo "Por defeito?" se pretende que seja esta série que apareça como primeira opção ao realizar um Documento.

- No campo "Primeiro número de documento" poderá colocar o número com que quer que começar a Série que está a criar.

- O campo " Comentário para impressão (em rodapé)" serve para colocar uma mensagem que queira que seja impressa por defeito no documento.

- Selecione o Layout a utilizar no campo "Layout do documento".

- Caso tenha "Lojas/Delegações" poderá associar a Série que está a criar a essas Lojas/Delegações através deste campo.

- Ative a opção "Regime de IVA de Caixa?" e Grave.

 

Nota: Deverá efectuar este procedimento para todos os documentos que possa ter que emitir relativos a este regime, por exemplo, se criar uma série de Regime de IVA de Caixa para Faturas de Cliente, deverá também criar uma série com este regime para as Notas de Crédito e Recibos, pois são documentos que poderão "derivar" das Faturas.